Muitos me perguntam como fiz, se é complicado, se é trabalhoso obter a Cidadania Italiana.
Eu respondo:
Complicado?? Não!
No entanto, exige empenho, perseverança e determinação.
São diversos fatores envolvidos e cada caso é um caso.
Em linhas gerais, você precisará ser descendente de um antepassado que tenha nascido na Itália. *
Atualmente, não há limite de gerações. Vale lembrar que diversas vezes foram apresentadas ao Congresso Italiano proposta para estabelecer um limite de descendência, no entanto, até o momento nada foi aprovado neste sentido. Então, não percamos tempo! A legislação poderá sofrer alteração.
Você precisará obter as certidões de nascimento/casamento/óbito – de inteiro teor – de todos os familiares (em linha reta) desde o antepassado italiano até você.
Caso o antepassado nascido na Itália tenha sido o seu bisavô, você precisará dos documentos deste bisavô, do filho(a) dele – no caso seu avô ou avó – do filho(a) deste – seu pai ou mãe – e os seus documentos. Não precisará dos documentos dos cônjuges destes familiares.
Comece fazendo perguntas ao maior número de pessoas da sua família para descobrir a cidade onde nasceram, casaram e/ou morreram estes antepassados. Em seguida, para conseguir os documentos dos seus antepassados brasileiros, contate os cartórios das localidades identificadas e solicite as certidões em inteiro teor.
Preferindo contratar este serviço, entre em contato que farei orçamento.
Dependendo do ano em que este antepassado nasceu, o registro de nascimento poderá estar na prefeitura (comune) ou o batismo na igreja (chiesa) da cidade de nascimento do antepassado italiano. Você poderá contatar estes órgãos fornecendo os dados necessários para a emissão do documento.
Preferindo contratar este serviço, entre em contato que farei orçamento.
Dependendo do ano do evento, o documento pode ter sido emitido antes do início do funcionamento dos cartórios. Neste caso, só irá existir o documento religioso, então, deverá ser feito contato com as paróquias envolvidas. Na inexistência comprovada do documento civil, o documento religioso é válido para o processo.
Verificar se os nomes dos envolvidos estão corretos. Caso haja divergência nos nomes, precisará corrigi-los.
Sim, a CNN – Certidão Negativa de Naturalização, que poderá ser localizada e impressa no site do Ministério da Justiça.
Depende de onde você escolheu fazer o processo. Caso sua opção seja fazer no Brasil, através dos Consulados Italianos, entre no site do Consulado da sua região e siga os procedimentos indicados.
Sim, você irá utilizar os documentos citados acima, no entanto, terão que ser traduzidos para o italiano através de um tradutor juramentado e depois estes documentos e as traduções deverão ser apostiladas em cartório.
Decidindo contratar este serviço de tradução e apostilamento, entre em contato que farei orçamento.
Lembre-se:
================================================================================
Observação Importante:
* Antes de começar a juntar os documentos, verifique se seu antepassado nascido na Itália é oriundo do Trento. Caso seja, haverá particularidades que precisarão ser esclarecidas.